Central de Atendimento (011) 3289-0497 Unidades

Implantes Hormonais

O que são hormônios?

Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam dentro da corrente sanguínea. O sangue transporta esses hormônios para atuarem em áreas específicas do organismo. Em geral trabalham devagar e agem por muito tempo, regulando o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as funções de muitos tecidos, bem como os processos metabólicos do organismo.

Os hormônios sexuais iniciam sua secreção por volta dos 10 anos de idade. O declínio desses hormônios é inversamente proporcional ao envelhecimento, ou seja, quanto mais o ser humano envelhece, menos hormônios sexuais ele vai produzir naturalmente. Esse processo pode chegar até o desaparecimento total da produção desses hormônios por exemplo dos homens. (1) Cerca de 50% dos homens adultos acima de 40 anos tem alguma queixa relacionada à função erétil ou impotência sexual. Ao mesmo tempo, menos de 10% dos homens que sofrem de algum grau de disfunção erétil procurariam assistência médica, por vergonha ou medo do diagnóstico. Além disso, a impotência sexual estaria frequentemente associada a outras doenças como a diabete ou problemas cardiovasculares ou poderia ser causada por outras doenças urológicas, como o declínio do hormônio masculino ou o tratamento do câncer de próstata.

A Medicina oferece tratamento para esses tipos de situações. Um dos tratamentos é conhecido como implante Hormonal também conhecido como chip da beleza.

homem feliz.jpg
É seguro o implante hormonal masculino?

O Implante Hormonal é a maneira mais segura e saudável para a estabilização ou equilíbrio da testosterona, hormônio masculino. É indicado em casos de Hipogonadismo e Hipogonadismo Tardio também conhecido popularmente como "Andropausa" ou DAEM - Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino.

Como é implementado o hormônio?

Os implantes podem ser colocados em qualquer parte do corpo, preferencialmente na região glútea. O procedimento de implantação dura menos de dez minutos, é indolor - já que é feito com anestesia local - e não apresenta restrições. Após a implantação, o hormônio é liberado gradativamente na corrente sanguínea, de maneira segura e com dosagem personalizada, por um período de seis meses a um ano.
Como funciona o tratamento hormonal?

O tratamento para implante hormonal é realizado por meio da implantação subcutânea de um segmento de tubos de silicone semipermeáveis (absorvível). Esses tubos medem de 4 a 5cm e comportam cerca de 50mg de uma substância hormonal pura, que pode ser estradiol e testosterona bioidêntica, ou progestínico. Tais substâncias podem ser usadas de forma associada ou não, de acordo com a necessidade de cada paciente, verificada em exames específicos para cada pessoa.

Benefícios para o Homem?

•    Prolongamento da vida útil - social, sexual e profissional.

•    Diminuição dos riscos de morte antecipada por doenças degenerativas.

•    Preservação da musculatura, ossos fortes e voz grossa, além da virilidade e vigor físico, o que caracteriza a essência masculina.

•    A testosterona preserva a memória, principalmente dos que estão na meia-idade. Além disso, mantém ativado o sistema imunológico, evitando viroses e infecções, e acelerando o processo de recuperação de lesões e ferimentos.

•    Previne os efeitos da andropausa: dores de cabeça, pele ressecada e flácida, anemia, apatia e depressão, aumento de gordura feminina no corpo, entre outros.

•    Previne a arteriosclerose, regulando a produção do bom colesterol (HDL), diminuindo o colesterol ruim (LDL) e, assim, evitando ataques do coração decorrentes do acúmulo de placas.

•    Evita a impotência sexual, quando causada por problemas de desequilíbrio hormonal.

•    Manutenção da auto-estima, da libido (apetite sexual), do brilho nos olhos e do cheiro característico do homem.

•    bom equilíbrio hormonal desperta na mulher, durante um beijo, a excitação sexual e a vontade por sexo. A saliva tem testosterona que contribui para deixá-la excitada após a troca de fluido salivar.

•    tratamento também diminui o nível do hormônio do estresse "cortisol", proporcionando saúde e qualidade vida.

•    Disfunção erétil ou impotência sexual Quando causada por problemas de desequilíbrio hormonal, pode ser tratada com o implante hormonal.

•    Ginecomastia - Caracterizada pelo aumento de uma ou das duas glândulas mamárias masculinas. Pode ser causada pelo predomínio do estrogênio (hormônio feminino) sobre a testosterona. Também pode ser causada por alguma substância específica que estimula a glândula mamária.

•    Hipopituitarismo - É um distúrbio da hipófise (glândula responsável pela coordenação da produção de outros hormônios). O mau funcionamento da hipófise pode comprometer o crescimento e o desenvolvimento sexual.

•    Infertilidade originária de distúrbios da espermatogênese - Quando ocorre algum tipo de problema durante o processo de espermatogênese. É tratada frequentemente através de terapia de reposição hormonal.

•    Osteoporose - Pode ser causada pelo não tratamento da deficiência de testosterona. A doença é caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea e pode aumentar os riscos de fraturas. Pode ser mais agravada devido à diminuição da massa muscular, também causada pela falta de testosterona.

•    Síndrome Metabólica / Diabetes - A deficiência de testosterona é um dos fatores associados ao aumento do risco do desenvolvimento de Diabetes tipo 2.

•    Anemia - A testosterona também é responsável por estimular a produção de glóbulos vermelhos (hemácias). Quando há uma queda na produção de testosterona, os homens apresentam anemia. A terapia com o uso da dose necessária desse hormônio pode fazer desaparecer o quadro de doença.

Existem efeitos colaterais com o implante hormonal?

Os Implantes Hormonais de testosterona e estradiol são bioidênticos, o que significa que são iguais aos hormônios produzidos pelo próprio organismo, no que diz respeito à estrutura molecular. Desenvolvidos a partir de amostras orgânicas extraídas da urina de homens jovens, causam efeitos colaterais consideravelmente menores do que os desconfortos gerados pelos hormônios sintéticos obtidos em "laboratórios" e geralmente utilizados nos tratamentos convencionais.

Fonte:
    •    Rosen RC, Cappelleri JC, Smith MD, Lipsky J, Pena BM. Desenvolvimento e evolução resumida, em versão de 5 itens do Indice Internacional de Função Erétil (IIEF-5) como ferramenta diagnóstica para a disfunção erétil. Int J Impot Res 1999; 11:319-26.